30 outubro, 2013

O CEI VIROU NOTÍCIA MAIS UMA VEZ




Artista plástico Paulo Lindner idealiza painel para o CEI Alegria de Viver

Autor do projeto Cacos da Mata, onde utiliza lonas recicladas de caminhão como tela para suas criações, ele interage com as crianças e enfatiza a importância da sustentabilidade

A arte com fundo ambiental do artista Paulo Lindner, expressa no projeto Cacos da Mata, ganhou função pedagógica. Desde o início do ano, algumas de suas obras são trabalhadas pelos alunos do CEI (Centro de Educação Infantil) Alegria de Viver, do bairro Paranaguamirim. E nesta terça (29), foi dado mais um passo para estreitar ainda mais o vínculo. A unidade educacional terá um desenho de autoria de Lindner, que será pintado pelas crianças, pais e professores.
Durante cerca de 20 minutos, alunos de três turmas do maternal e primeiro período deixaram a rotina de aula, brincadeira e bagunça para vidrarem seus olhinhos curiosos e inquietos na folha onde Lindner desenhava o cenário que vai compor o painel da escola, com aves, a mata e o mar. De tanta ansiedade, cercaram o artista e, de tanta curiosidade, o encheram de perguntas, feitas olho no olho, pela proximidade com que ficaram.
Crianças do CEI Alegria de Viver acompanham, curiosas e atentas, o esboço que o artista Paulo Lindner traça para dar vida a um painel que será produzido em equipe
Enquanto desenhava, Lindner explicava a importância de preservar o meio ambiente, falava sobre manter mais florestas e dizia que os animais precisam dela para sobreviver. Rápidas, as crianças emendavam com relatos próprios, dos ambientes onde vivem, muitas vezes mais baseados na fantasia do que na realidade, mas ainda assim tão verdadeiros quanto a experiência dos adultos.
A parede que dará lugar ao painel foi erguida atrás do palco, dando lugar a um antigo tapume, que já estava gasto pelo tempo. Como já estavam trabalhando com as obras de Lindner, resolveram aproveitar o trabalho do artista para colorir a parede branca e sem graça.
O CEI Alegria de Viver há tempos desenvolve trabalhos focados para o meio ambiente e, em paralelo, valoriza os artistas locais. Por isso, a parceria com Lindner caiu como uma luva no projeto. Cerca de 70 crianças de dois a cinco anos estão fazendo releituras das obras. Para a professora Juliana Blauth de Mattos, é fundamental construir esse conhecimento e despertar a conscientização desde pequenos, até porque nessa idade eles já influenciam os pais em casa. “Construir isso na convivência com o artista é importante”, diz a professora.
Conscientizando por meio da arte
Paulo Lindner acredita que passar informações em forma de brincadeira e arte contribui para conscientizar os pequenos. “Estamos semeando algo com eles”, afirma o artista, que também comenta que os alunos podem levar isso para casa e influenciar os pais a mudarem algumas atitudes.
No entanto, o artista demonstra preocupação em relação ao futuro dessas mesmas crianças. Segundo ele, da forma como está agora, daqui a uns anos, o mundo já não estará mais do mesmo jeito. “Não adianta ter consciência e não ter nada”, sentencia.
Quase tudo pronto para ir ver o papa
Em meio ao trabalho com as crianças, Lindner se prepara para viajar no dia 9 de novembro rumo ao Vaticano, para expor 40 obras. A excursão será bancada com a venda antecipada de obras. Até o momento, 14 foram vendidas e o artista espera comercializar mais quatro para ir mais tranquilo. O joinvilense está na expectativa de que o papa Francisco visite a exposição.
Publicado em 30/10/13-09:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO!