17 maio, 2013

FALANDO SOBRE ARTE COM AMANDOS SELL

FOMOS NOTÍCIA NO JORNAL NOTÍCIAS DO DIA!

ACESSE O LINK ABAIXO PARA CONFERIR!

MATÉRIA NO JORNAL NOTÍCIAS DO DIA


Alunos do CEI Alegria de Viver, de Joinville, recebem a visita de Amandos Sell

Os pequenos estão tendo contato com o artista graças ao projeto “Natureza com amor, aprendizado com arte”


Fabrício Porto/ND
                       
Projeto. A arte foi usada como forma de passar mensagens ecológicas para as crianças
Obras coloridas, que retratam a relação do homem com a natureza por meio de paisagens típicas do campo. Essa característica dos trabalhos do artista plástico joinvilense Amandos Sell, 69 anos, vem atraindo a atenção de crianças de até quatro anos de três turmas do Centro de Educação Infantil Alegria de Viver, no Paranaguamirim. Os pequenos estão tendo contato com o artista graças ao projeto “Natureza com amor, aprendizado com arte”, que tem o objetivo de passar de forma lúdica a mensagem ecológica aos alunos.
A proposta do projeto, criado pela diretoria do CEI, era de que as turmas e as professoras escolhessem um artista plástico joinvilense para trabalhar com os alunos. A partir daí, as crianças começaram a conhecer a vida e obra de Amandos Sell, que esteve na instituição ontem para conhecer os alunos e tirar algumas dúvidas.
As atividades realizadas incluem releituras das obras do artista, escolhidas por eles, utilizando técnicas variadas. Também são criadas histórias a partir dos quadros. “Eles adoram, ficam empolgados, se familiarizando, tanto que o artista chegou na porta e eles já reconheceram, nem precisou apresentar”, relata Rose Maria Felizari, diretora do CEI.
Mas o projeto vai além da sala de aula e envolve toda a comunidade escolar, com atividades para os pais dos alunos, que ajudam os filhos a pesquisarem sobre o artista. Com isso, o objetivo é formar público para a arte e criar novos hábitos.
 “Queremos que a comunidade conheça a cultura local e valorize os artistas da cidade”, explica a diretora. Quem também acaba se envolvendo são os funcionários do CEI, que ficam curiosos e também passam a conhecer os artistas. “Alguns chegam e perguntam se ele é famoso”, brinca Rose.
Aproximar a criança da arte
Amandos Sell conta que participa há algum tempo de projetos como esse. Os pequenos o abraçam, fazem perguntas e querem estar perto. “As crianças são assim, se apegam fácil”, comenta o artista. Para o ele, o colorido das obras é o elemento que mais encanta os alunos.
O artista acredita que o principal benefício de projetos como esse é aproximação das crianças com a arte. “A gente passa conhecimento e com isso eles podem apreciar melhor a arte no futuro, começam a conhecer melhor”, destaca.
A professora Priscila Miranda ressalta a importância de optar por artistas locais como forma de criar uma relação mais próxima, pois possibilita a visita ao CEI. “Isso é significante também porque eles acabam sendo amigos”, avalia.
A partir do projeto, Priscila espera tornar a arte algo muito mais presente no cotidiano das crianças, tornar algo natural. “Quando eu estava na escola, não tive todo esse incentivo, por isso gostaria que isso fizesse parte da vida deles”, conta.
Apesar de tímido, um dos alunos mais empolgados é João Vinícius Castro Vitoriano. “Qual sua cor preferida”, é a pergunta que ele faz ao artista.  
Publicado em 16/05/13-07:00 por: Rodrigo Schwarz




MAIS ALGUMAS IMAGENS DA VISITA DO ARTISTA AO NOSSO CEI


OS BEBÊS EM CONTATO COM A ARTE EM PESSOA!



O MATERNAL I TAMBÉM ESTÁ TRABALHANDO ESSE ARTISTA EM SEU PROJETO



PRESENTEANDO AMANDOS SELL E EXPLICANDO A PRODUÇÃO


CONHECENDO NOSSO ESPAÇO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO!