25 setembro, 2011

Ar Puro, A Arte de Viver


PROJETO: AR PURO, A ARTE DE VIVER

Professoras: Julia Graciele Berndt e Vanessa Rodrigues Lopes
Turma: 2º Periodo ‘A’

OBJETIVO GERAL: Proporcionar a compreensão do elemento ar e sua importância, de forma a possibilitar a aprendizagem através da interação com elemento que não tem uma forma concreta.


JUSTIFICATIVA

Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam. O elemento ar é provocante à curiosidade das crianças. Por curiosidade faz descobertas e cria em cima delas. O anseio pelo novo combinado com suas vivências, a possibilita a compreender o que está a sua volta. Para a criança é de difícil compreensão perceber o que não é concreto. Uma forma de perceber a existência do ar é inspirá-lo e expirá-lo, no balanço das folhas das árvores, ao sentir o vento bater no rosto, ao soltar pipas. O ar é um elemento constantemente presente em nossa vida, assim sua preservação é fundamental. Ao perceber o ar e compreender sua existência mesmo se ser concreto a criança dará seu devido valor. A criança irá construir seu conceito a respeito do ar de acordo com sua compreensão e exploração do que está a sua volta criando suas experiências de vida, que farão parte do seu desenvolvimento e de suas aprendizagens, despertando a consciência de que o ar é fundamental para que todos os seres vivos possam usufruir e ter um meio ambiente com qualidade.



Enchendo o balão para perceber a existência do ar...



Experiência: Afundar o copo com algodão no fundo, em um recipiente com água. O algodão permaneceu seco, pela presença do ar dentro do copo. Ao afundar o copo, a pressão dentro dele impediu  que a água entrasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO!