25 setembro, 2011

Ar Puro, A Arte de Viver


PROJETO: AR PURO, A ARTE DE VIVER

Professoras: Julia Graciele Berndt e Vanessa Rodrigues Lopes
Turma: 2º Periodo ‘A’

OBJETIVO GERAL: Proporcionar a compreensão do elemento ar e sua importância, de forma a possibilitar a aprendizagem através da interação com elemento que não tem uma forma concreta.


JUSTIFICATIVA

Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam. O elemento ar é provocante à curiosidade das crianças. Por curiosidade faz descobertas e cria em cima delas. O anseio pelo novo combinado com suas vivências, a possibilita a compreender o que está a sua volta. Para a criança é de difícil compreensão perceber o que não é concreto. Uma forma de perceber a existência do ar é inspirá-lo e expirá-lo, no balanço das folhas das árvores, ao sentir o vento bater no rosto, ao soltar pipas. O ar é um elemento constantemente presente em nossa vida, assim sua preservação é fundamental. Ao perceber o ar e compreender sua existência mesmo se ser concreto a criança dará seu devido valor. A criança irá construir seu conceito a respeito do ar de acordo com sua compreensão e exploração do que está a sua volta criando suas experiências de vida, que farão parte do seu desenvolvimento e de suas aprendizagens, despertando a consciência de que o ar é fundamental para que todos os seres vivos possam usufruir e ter um meio ambiente com qualidade.



Enchendo o balão para perceber a existência do ar...



Experiência: Afundar o copo com algodão no fundo, em um recipiente com água. O algodão permaneceu seco, pela presença do ar dentro do copo. Ao afundar o copo, a pressão dentro dele impediu  que a água entrasse.

12 setembro, 2011

Em Solo Fértil, as Flores tem Todas as Cores

Turma: I Período “C”

Profª Janete Schlickmann

Projeto: Em Solo Fértil, as Flores tem Todas as Cores


JUSTIFICATIVA

Nosso CEI no ano que passou renovou o espaço físico externo e com isso ganhamos muitos verdes,  plantas e flores  de várias espécie. Sendo assim, o aparecimento de alguns insetos foi inevitável como: joaninhas, borboletas e etc,  e com isso ganhamos o despertar para toda essa diversidade de organismos que faz parte de nosso eco-sistema.
com intuito de darmos continuidade neste projeto através dos princípios básicos da Educação Ambiental que são: Sensibilização, Compreensão, Responsabilidade, Competência e Cidadania  (Smith, apud Sato, 1995), iremos realizar o plantio das sementes que são geradas pelas próprias plantas/flores criando assim um ciclo vicioso, na qual sempre teremos uma semente ou muda  para ser replantada em nossos espaços.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver conhecimentos sobre o ciclo das flores e vivenciar de forma prática o novo ciclo a partir de uma semente gerada pela própria flor/planta.