16 maio, 2011

TERRA EM NOSSAS MÃOS

Educadoras: Maria de Fátima da Silva e Mariana Costa Rodrigues 
Turma: Primeiro Período "A" 

Projeto

Terra em Nossas Mãos

Objetivo Geral

Dar continuidade a construção do Bosque-Pomar e seus variados espaços, favorecendo o contato das crianças com o elemento: TERRA, fazendo-se compreender sua fundamental importância para a vida.


Para darmos início ao nosso Projeto, realizamos uma abordagem do que as crianças entendem e conhecem sobre a terra e sua importância. Será que elas têm idéia do quão fundamental é esse elemento em nossas vidas?

Após muitas conversações, exploramos com o grupo o espaço de nossa Instituição e, com surpresa, as crianças descobriram que existem diferentes tipos de terra, cada uma com suas características, tendo cores, texturas e cheiros diferentes. Em alguns tipos de terra colhidos pelas crianças, encontramos pequenos bichinhos que nela moram, já em outros, não encontramos vida animal.
Pesquisas envolvendo as famílias, atividades com músicas, poesias, contos, modelagem, dramatizações, conversações... Foram realizadas, buscando descobrir a cada dia, um pouco mais sobre a terra e sua fundamental importância.
As falas das crianças contidas neste vídeo são referentes ao questionamento que realizamos com o grupo: Para que serve a terra? O que podemos fazer com ela?

(Estamos concorrendo com este Projeto, no Concurso de Teatro da Companhia Águas de Joinville.) 





VALE A PENA LER:

05 maio, 2011

CONSTRUINDO SUA HISTÓRIA NO BRINCAR

No dia 13/05/2011, realizamos em nosso CEI o lançamento do Projeto de Patrimônio: Construindo Sua História no Brincar. 

Mães, pais, avôs, avós, tios, tias...enfim, toda a família foi convidada a participar deste momento, realizando com as crianças brincadeiras que marcaram sua infância. 
As crianças riram, correram, pularam, envolveram-se, orgulharam-se e aprenderam com todas as famílias que compareceram. Foi um momento maravilhoso e muito significativo, que se repetirá de variadas formas durante todo o ano.

Apreciem um pouco do que vivemos neste dia...